A Comissão Externa do Senado, que acompanha o Projeto de
Transposição das águas do Rio São Francisco, presida pelo senador Vital do Rêgo
(PMDB-PB), acaba de embarcar para a visita ao canteiro de obras na cidade de
Monteiro no Cariri paraibano. Esta é a quarta inspeção que a Comissão faz as
obras do Velho Chico. A comitiva chegou ao aeroporto Presidente João Suassuna
em Campina Grande por volta as 8h em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Além de Vital do Rêgo, integram a comitiva, o ministro da Integração Nacional
Fernando Teixeira, o senador Humberto Costa (PT), relator da comissão, o
senador Cícero Lucena (PSDB-PB), entre outras autoridades. Antes de embarcarem,
o senador Vital do Rêgo, enfatizou que a obra da transposição do Rio São
Francisco, será a redenção para o Nordeste principalmente no período de seca.
Ele lembrou que Campina Grande por exemplo, está sofrendo com um racionamento
de água devido a redução do volume de água armazenado no açude Epitácio Pessoa
em Boqueirão.
“Esta é uma obra que vai resolver definitivamente o problema hídrico no
Nordeste. E o governo federal está empenhado em entregar logo a transposição”
garantiu o presidente da Comissão.
O ministro da Integração Nacional Fernando Teixeira reafirmou que a seca que
afeta algumas regiões do País não afetará a obra. Ele garantiu com exclusividade,
que a fonte do Rio que havia secado, voltou a jorrar. “A transposição já é uma
realidade que vai beneficiar 12 milhões de nordestinos em quatro estados”
afirmou. As 11h30, após visitar parte da obra, a comitiva retorna ao aeroporto
João Suassuna, onde concede uma entrevista coletiva a imprensa.
O roteiro inicia em Monteiro (PB), às 9h, com visita ao Túnel Engenheiro
Giancarlo de Lins Cavalcanti (antigo túnel Monteiro). No período da tarde, a
Comitiva vai sobrevoar as obras que passam por Mauriti, no Ceará, e São José de
Piranhas, na Paraíba. Por volta das 14h, já em São José de Piranhas, o grupo
vai vistoriar a barragem Boa Vista.
A maior obra de infraestrutura hídrica do país emprega atualmente mais
de 11 mil trabalhadores. Segundo informou Vital com base em dados do ministério
da Integração Nacional, 70% de execução física do empreendimento já está
pronta. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto
garantirá a segurança hídrica de mais de 12 milhões de brasileiros nos estados
de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
O senador paraibano enfatizou que as obras estão avançando a cada dia, sendo
que as do túnel “Cuncas 1”, o mais extenso para transporte de água da América
Latina que integra o projeto da Transposição do Rio São Francisco, já está com
94,4% do nível de execução. Com 15 quilômetros de extensão e seção de 9 metros
de altura por 9 de largura, o túnel interliga os estados de Ceará e Paraíba,
pelo eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco.
Vital, que desde que assumiu a presidência da comissão, já realizou três visitas ao
canteiro de obras nos trechos da Paraíba e Pernambuco, afirmou que a presidente
Dilma Rousseff (PT), está prestes a realizar um sonho de milhares de
nordestinos. Segundo ele, a transposição, será a obra do século que vai mudar a
face rural do Nordeste, e acelerar o desenvolvimento econômico da região. Ao
todo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco é formado por 477 km de
extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro
túneis.
Para ele, a transposição vai mudar a face rural do Nordeste e trazer esperança
para milhões de nordestinos que sofrem com a escassez de água no período de
seca. A comissão presidida por Vital e relatada pelo senador Humberto Costa
(PT-PE), já realizou três visitas ao canteiro de obras da transposição do Rio
São Francisco. A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março de
2013, no eixo norte da obra. A segunda visita ocorreu no dia 19 de abril ano
eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e
Monteiro, na Paraíba. Em agosto do ano passado, os senadores, ministros e
demais autoridades voltaram a cidade de Monteiro para vistoriar as obras no
eixo leste.
PB Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário